Esta frente de trabalho agrupa discussões sobre a relação entre políticas linguísticas e políticas de imigração e refúgio.  Discutimos o conceito de português como língua de acolhimento, as provas de proficiência (CELPE-BRAS, entre outras), bem como as iniciativas de ensino de língua portuguesa para diferentes públicos nesta condição. Atentamos, também, para as políticas linguísticas institucionais e não-oficiais voltadas para o acolhimento de pessoas refugiadas ou em condição de refúgio, como o papel das universidades, das organizações sem fins lucrativos, da sociedade civil e do voluntariado nas políticas linguísticas. Refletimos sobre a natureza fluida da língua nos processos de mobilidade dos sujeitos, a partir da língua vista como prática social.

Trabalhos publicados:

GOULART, Cristian E. O Dispositivo do refúgio e as políticas linguísticas. Travessias Interativas, v. 11, p. 313-330, 2021.

GOULART, Cristian Edevaldo; BUTZGE, Clóvis Alencar. Performance binária de refugiado em rede social virtual do ACNUR.  Letra Magna, ano 15, n. 24, ed. especial, p. 289-304, 2019.

SILVA, Sara Farias Da; DABIN,Simon. O francês no Quebec: 40 anos da charte de la langue française (lei 101)Linguagens – Revista de Letras, Artes e Comunicação, v. 12, n. 3, p. 395-414, 2018.

SILVA, Sara Farias Da; DABIN,Simon. Les Droits Linguistiques au Canada: entre avancées historiques et reculs contemporains. Revista da Abralin, v. 17, n. 2, p. 270-293, 2018.

SEVERO, Cristine Gorski; NHAMPOCA, E. A. C. ; SILVA, S. F. ; MULLER, N. Políticas Linguísticas em contextos variados: olhares históricos e comparados.. In: Atilio Butturi Junior; Celdon Fritzen; Maria Ester Moritz; Noêmia Soares Guimarães; Rosângela Pedralli. (Org.). Estudos indisciplinares de língua, literatura e tradução. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 383-394.

SILVA, Sara Farias da. Brasileiro em Montreal e a construção de um perfil “ideal” de imigrante: políticas linguísticas em telaMiguilim – Revista Eletrônica do Netlli,  vol. 6, n. 2, 2017. p. 285-303.

AZEVEDO, L. K. A.. Entre babel e babilônia: formas de discursivização e políticas linguísticas. WORKING PAPERS EM LINGUÍSTICA (ONLINE), v. 1, p. 162-184, 2016.

AZEVEDO, Liliam Keide Arnhold.  A heterogeneidade do hunsruckisch em Salvador do Sul: formas de discursivização e políticas linguísticas. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2016.

Leis que abordam a situação dos imigrantes e refugiados:

Vídeos sobre serviços e orientações da CG-Conare, disponíveis nas seguintes playlists do YouTube:

Websites:

Materiais informativos:

Flyer SISCONARE

Como solicitar o reconhecimento da condição de refugiado no Brasil

Guia Nacional de Educação para Refugiados e Educadores

Ensino de LP: