Esta frente de trabalho engloba discussões, estudos e publicações a relação entre educação e as políticas linguísticas, seja na esfera institucional, seja nas políticas públicas e mobilizações sociais voltadas para o tema. Consideramos desde as orientações internacionais sobre ensino de línguas, a importância do multilinguismo e do ensino da língua materna nas escolas, seguindo a UNESCO, como as políticas nacionais que regulam a educação e o currículo, como as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, o Plano Nacional de Educação e a BNCC . Também atentamos para as especificidades da educação intercultural indígena, educação quilombola, educação do campo e educação bilíngue para pessoas surdas. Outros contextos contemplados incluem a educação de jovens e adultos, a educação nos espaços prisionais, educação para refugiados e solicitantes de refúgio e para os povos ciganos. Interessa, também, compreender a dinâmica das relações de poder nesses espaços, os conceitos de língua, ensino de língua e educação.
Trabalhos publicados
SEVERO, Cristine Gorski; GÖRSKI, Edair. Práticas linguísticas e gramáticas emergentes. In: OLIVEIRA, Mariangela Rios de; WILSON, Victoria (orgs.). Discurso e gramática: entrelaces e perspectivas. Curitiba: CRV, 2022, v.1, p. 187-200.
SILVEIRA, Alexandre C.; LEVISKI, Charlott E.; BALSALOBRE, Sabrina . (Des)lusofonias e (des)ensinos: por outras políticas linguísticas. Fórum Linguístico, v. 19, p. 7311-7323, 2022.
BERNARDO, Ezequiel Pedro José . Poscolonialidade e lugares linguísticos (des)conexos no ensino em contexto rural angolano: (in)visibilidades em Tela. Revista Internacional Em Língua Portuguesa, (40), 17–33, 2021.
SEVERO, Cristine Gorski. Unesco e a educação multilíngue: revisões e problematizações. Travessias Interativas, v. 10, p. 295-312, 2021.
SEVERO, Cristine Gorski. Oralidade, prática social e política linguística. Letra Magna, ano 15, n. 24, ed. especial, 2019, p. 465-484.
PONSO, Letícia Cao. Letramento acadêmico indígena e quilombola: uma política linguística afirmativa voltada à interculturalidade crítica. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, p. 1512-1533, 2018.
SEVERO, Cristine Gorski; VIOLA, D. . Entre o português como língua estrangeira e as práticas interculturais comunicativas: estudo de caso em universidade colombiana. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 17, 2017, p. 85-101.
ELSAS, Vanessa. Os modelos escolares de educação de jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo: reflexões sobre demandas e ofertas. Olh@ares, v. 4, n. 1, 2016, p. 27-46.
LEVISKI, Charlott Eloize. Diálogos entre a teoria da enunciação de Bakhtin e a prática de análise linguística. RevLet – Revista Virtual de Linguagem, vol. 8, n. 1, 2016, p. 37-52.
ELSAS, Vanessa. A trajetória do projeto CIEJA entre as políticas públicas de EJA na cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), 2014.
BERNARDO, Ezequiel Pedro José; DOMINGOS, Manuel da Silva. Adultério Onomástico em Angola: Discussão à Luz dos Direitos Linguísticos e Convenções Ortográficas, 2013. [no prelo].
CASTELANO RODRIGUES, Fernanda S. C.; YOKOTA, R. A formação do professor de espanhol no interior paulista: expectativas de ingressantes e realidades de egressos da Licenciatura em Letras na UFSCar. Revista Eletrônica do GEPELE, v. 01, p. 10-32, 2013.
CASTELANO RODRIGUES, Fernanda S. C.. A aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Médio e no Ensino Superior: negações e contradições. Intersecciones Revista da APEESP, v. 1, p. 43-54, 2013.
CASTELANO RODRIGUES, F. S. C.; COSTA, E. G. M. ; FREITAS, L. M. A. . A implantação do espanhol na escola brasileira: polêmica e desafios. Linguasagem (São Paulo), v. 10, p. 10, 2009.
SEVERO, Cristine Gorski. Sobre a formação da cidadania nos documentos oficias e no material didático e a importância dos gêneros discursivos. Odisséia (UFRN), v. 1, p. 1-14, 2008.
CASTELANO RODRIGUES, F. S. C.; CELADA, M. T. El español en Brasil: actualidad y memoria. Real Instituto Elcano de Estudios Internacionales y Estratégicos, Espanha, 2005.
DOCUMENTOS OFICIAIS
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena
Parecer CNE/CEB nº 16/2012, aprovado em 5 de junho de 2012 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.
Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental
Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA