20 e 21 de setembro de 2022
Em atenção À DÉCADA DAS LÍNGUAS INDÍGENAS (2022-2032, UNESCO)
Trata-se da terceira versão do Seminário voltado para a divulgação de políticas linguísticas envolvendo três línguas indígenas faladas no sul da Mata Atlântica. O evento é fruto de uma parceria entre estudantes indígenas, docentes do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LII) e o grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (UFSC), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística. O evento agrega estudantes, professores e pesquisadores indígenas em torno da divulgação e defesa das línguas indígenas Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng, faladas pelos povos indígenas que vivem na parte meridional do Bioma Mata Atlântica: Guarani (ES, RJ, SP, PR, SC, RS), Kaingáng (SP, PR, SC, RS) e Laklãnõ-Xokleng (SC). Busca-se valorizar o protagonismo de pesquisadoras/es indígenas na promoção dos debates e reflexões a serem realizados no evento, bem como na participação ativa na organização de atividades do evento.
Link de inscrição: http://inscricoes.ufsc.br/seminario-linguas-indigenas-ufsc
As mesas serão transmitidas pelo canal do you tube do grupo de Políticas: https://www.youtube.com/channel/UCl3lJ7qZwd57G3Y1W429cHQ
Programação:
20/09/2022
13h30 – Abertura
14h – Mesa-redonda: Linguagens, artes e cultura: práticas de valorização e divulgação
Dra Márcia Nascimento (GT Década das Línguas Indígenas – Kaingang)
Ms. José Benites (Professor e pesquisador Guarani)
Carl Liwies Cuzung Gakran (Professor e pesquisador Laklãnõ-Xokleng)
Local: Auditório CCE
16h – Intervalo
16h30 – Roda de conversa: Sobre práticas de pesquisa na LII
Entre os membros da Mesa-redonda e os estudantes e docentes da LII.
21/09/2022
10h-12h – Mesa-redonda: Revitalização de Línguas Indígenas no Brasil
Dra Márcia Nascimento (GT Década das Línguas Indígenas – Kaingang)
Ms. José Benites (Professor e pesquisador Guarani)
Carl Liwies Cuzung Gakran (Professor e pesquisador Laklãnõ-Xokleng)
Local: Auditório CCE
12h –Almoço
14h – Roda de conversa: Sobre práticas de pesquisa na LII e a questão linguística
Entre os membros da Mesa-redonda e os estudantes e docentes da LII.
Apoio: