Esta frente agrupa trabalhos sobre as políticas e planejamentos linguísticos em contextos africanos, com enfoque em países que oficializaram a língua portuguesa, como Angola e Moçambique. Em atenção ao multilinguismo tido como a “língua franca” da África, atentamos para as iniciativas em torno da valorização e defesa da diversidade linguística africana, através, por exemplo, da educação bilíngue, das mobilizações acadêmicas, das iniciativas governamentais e não-governamentais, entre outras. Os trabalhos abordam desde o contexto colonial de imposição da língua portuguesa tomada como signo político, até iniciativas decoloniais e críticas, que visam problematizar as ideologias linguísticas coloniais. Reconhecemos a singularidade dos diversos contextos africanos, ao mesmo tempo em que muitos deles compartilham experiências comuns sobre o que conta como multilinguismo africano.
Trabalhos publicados:
SEVERO, Cristine Gorski; NHAMPOCA, Ezra Alberto Chambal; BERNARDO, Ezequiel Pedro José. Políticas linguísitcas educacionais em contextos africanos [Livro Eletrônico]. Belo Horizonte, MG : Mazza Edições, 2024.
TCHITUTUMIA, G. B. K. ; SEVERO, Cristine Gorski. O umbundo na esfera educacional da província de Benguela. NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, v. 3, p. 367-385, 2023.
SEVERO, Cristine G. Multilinguismos africanos: potências e desafios em cenários pós-coloniais. In: Ezra Alberto Chambal Nhampoca, David Alberto Seth Langa, Alexandre António Timbane (Organizadores). Descrição linguística, educação e cultura em contextos pós-coloniais. Belém: Home, 2022 [Prefácio].
SEVERO, Cristine Gorski; NHAMPOCA, Ezra Alberto Chambal. Políticas linguísticas educacionais em contextos multilingues africanos. Revista Letras, n. 105, p. 29-44, 2022.
SEVERO, Cristine G.; LUPI, J. E. P. B. Colonialismo e políticas linguísticas jesuíticas em Moçambique. In: Ezra A. C. Nhampoca; Leticia Cao Ponso. (Org.). Pesquisa e Ensino em Línguas Moçambicanas: Um tributo a Bento Sitoe. Maputo: gala-gala, 2022, p. 21-39.
JOSE, Nsimba. A performance na canção oral em kikongo. In: Tereza Virginia de Almeida, Anna Viana Salviato, Paulo Henrique Pergher (Orgs.). Sobre vozes, poemas e canções [recurso eletrônico]. Florianópolis : UFSC, 2022. p. 229-250.
BERNARDO, Ezequiel Pedro José . Poscolonialidade e lugares linguísticos (des)conexos no ensino em contexto rural angolano: (in)visibilidades em Tela. Revista Internacional Em Língua Portuguesa, (40), 17–33, 2021.
SEVERO, Cristine G.; MAKONI, Sinfree B. . Using lusitanization and creolization as frameworks to analyse historical and contemporary Cape Verde language policy and planning. In: Ana Deumert; Anne Storch; Nick Shepherd. (Org.). Colonial and Decolonial Linguistics: Knowledges and Epistemes. Oxford: Oxford University Press, 2021. p. 62-76.
SEVERO, Cristine Gorski. Da oralidade africana como discurso e modalidade parresiástica: implicações para a política linguística. In: Amanda Braga; Israel de Sá. (Org.). Por uma microfísica das resistências: Michel Foucault e as lutas antiautoritárias da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2020. p. 305-320.
SEVERO, Cristine Gorski; SASSUCO, Daniel; BERNARDO, Ezequiel P. J. . Português e Línguas Bantu na educação angolana: da diversidade como ‘problema’. LÍNGUA E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS, v. 43, p. 290-307, 2019.
BERNARDO, Ezequiel Pedro José. Identidade linguístico-cultural: fragmentos de enunciados proverbiais da língua kimbundu. Revista Digital de Políticas Lingüísticas (RDPL), v. 11, p. 114-129, 2019.
DE OLIVEIRA, Heloisa T.; SEVERO, Cristine G. Intelectuais, lutas de resistência e línguas em Angola. REVISTA TRANSVERSOS, v. 1, p. 127-140, 2019.
BERNARDO, Ezequiel Pedro José; SEVERO, Cristine Gorski. Políticas Linguísticas em Angola: Sobre as Políticas Educativas In(ex)clusivas. Revista da Abralin, v. 17 , n. 2, p. 210-233, 2018.
PONSO, Letícia Cao; NHAMPOCA, Ezra C. Uso ritual das línguas bantu nas cerimônias do lobolo e da kutchinga. PAPIA (BRASÍLIA), v. 28, p. 133-148, 2018.
BERNARDO, Ezequiel Pedro José (Bindumika). Breve abordagem sobre provérbios angolanos a partir da perspectiva de Whitney e Humboldt. LINGUAGEM – Est. e Pesq., Catalão-GO, Número Especial, 2018. p. 67-80.
OLIVEIRA, Heloisa Tramontim de. Língua portuguesa em Angola: silenciamentos, isolamentos e hierarquias. Revista da Abralin, v. 17 , n. 2, p. 234-269, 2018.
PONSO, Letícia Cao. O Estatuto do Português e das Línguas Bantu Moçambicanas Antes, Durante e Depois da Luta pela Independência da Nação Em 1975. Linguagem: Estudos e Pesquisas, v. 20, p. 1-30, 2017.
BERNARDO, Ezequiel Pedro José (Bindumika). Norma e variação linguística: implicações no ensino da língua portuguesa em Angola. Revista Internacional – África em Língua Portuguesa: Variação no português africano e expressões literárias. AULP, IV Série, Nº 32, 2017. p. 37-52.
PONSO, Letícia Cao. O contato entre o português e as línguas bantu em Moçambique: a alternância de atitudes sobre o estatuto social das línguas em jovens universitários. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, . 53, p. 121-144, 2016.
JOSE, Nsimba. As narrativas orais ovimbundu como espaço de produção de sentidos. In: Ilka Boaventura Leite, Cristine Gorski Severo. (Orgs.). Kadila: Culturas e Ambientes: Diálogos Brasil-Angola. São Paulo: Blucher, 2016, v. , p. 183-198.
OLIVEIRA, Heloísa Tramontim de. A relação das línguas com a construção do Estado-nação angolano. In: Ilka B. Leite; Cristine G. Severo. (Org.). Kadila: culturas e ambientes – Diálogos Brasil-Angola. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. 1, p. 219-240.
OLIVEIRA, Heloísa Tramontim de. Língua, nação e nacionalismo em Angola: violência e resistência linguística. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.
NHAMPOCA, Ezra Chambal. Ensino Bilíngue em Moçambique: introdução e percursos. Working Papers em Linguística (Florianópolis. Online), v. 16, n. 2, 2015. p. 82-100.
SEVERO, Cristine Gorski; MAKONI, Sinfree. B. Políticas Linguísticas Brasil-África. Florianópolis: Insular, 2015.
SASSUCO, Daniel Peres. Línguas atuais faladas em Angola: Entrevista com Daniel Sassuco. Cadernos Textos de Debates, NUER, n. 13, 2015.
SEVERO, Cristine Gorski. Línguas e Estados Nacionais: Problematizações históricas e implicações políticas. In: Carlos Serra (Org.) Estão as Línguas Nacionais em Perigo?. Maputo: Escolar Editora, 2014, p. 9-36.
MAKONI, Sinfree. B. ; Severo, Cristine Gorski . Lusitanization and Bakhtinian perspectives on the role of Portuguese in Angola and East Timor. Journal of Multilingual and Multicultural Development, v. 1, p. 1-12, 2014.
SASSUCO, Daniel. Formas de Dizer em Angola. Revista Subtrópicos, EdUFSC, n. 9, 2014, p. 6-7.
SEVERO, Cristine Gorski. Línguas e discursos: Heterogeneidade linguístico-discursiva e poder em Angola. Veredas. Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, v. 15, p. 19-46, 2011.
PONSO, Letícia Cao. O português no contexto multilíngue de Angola. Confluência (Rio de Janeiro), v. 35-36, p. 147-162, 2009.