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♦ COORDENAÇÃO
◊ Cristine Gorski Severo (DLLV | UFSC | CNPQ )
♦ OBJETIVO
Mapear e analisar políticas linguísticas contemporâneas institucionais e não institucionais envolvendo as línguas e heranças africanas e afro-diaspóricas no contexto brasileiro, atentando para os conceitos subjacentes de língua, linguagem e comunicação.
♦ OBJETIVOS ESPECÍFICOS
◊ Investigar os conceitos de linguagem subjacentes aos termos “português popular”, “pretoguês”, “português afro-brasileiro”, “africanias”, “falares afro-brasileiros”, “línguas afro-brasileiras”, “português indígena”, “português afro-indígena” e “línguas especiais” de base afrodiaspórica, que integram o sentido de “português brasileiro”.
◊ Refletir sobre o papel político da posicionalidade e liderança de sujeitos indígenas, africanos e afro-diaspóricos na gestão, execução, acompanhamento e avaliação de políticas linguísticas que lhes sejam relevantes.
◊ Analisar o papel das políticas linguísticas institucionais contemporaneamente, em atenção às heranças africanas e indígenas.
◊ Levantar e analisar a produção contemporânea sobre políticas linguísticas críticas e direitos linguísticos atentando para a produção da sociolinguística africana crítica e da perspectiva indígena, em diálogo com as vozes e ações do Sul Global e do diálogo Sul-Sul, especialmente após anos 2000.
♦ JUSTIFICATIVA
Justifica-se a pesquisa em face dos esforços institucionais brasileiros de reconhecimento de legitimação de heranças africanas e indígenas na formação cultural e linguística brasileira, a exemplo do Plano Nacional para Implementação de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Ministério da Educação, 2004), da Resolução CNE/CP nº 1/2015, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio, e as mobilizações do ativismo indígena e acadêmico em torno da Década Internacional das Línguas Indígenas (UNESCO, 2022-2023). A pesquisa pretende contribuir teórico-metodológica e analiticamente com a área de sociolinguística e dialetologia, enfocando as políticas linguísticas contemporâneas, a história sociopolítica da língua portuguesa e a diversidade linguística do português brasileiro.
♦ PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS
SEVERO, Cristine Gorski; NHAMPOCA, Ezra Alberto Chambal; BERNARDO, Ezequiel Pedro José. Políticas linguísticas educacionais em contextos africanos [Livro Eletrônico]. Belo Horizonte, MG : Mazza Edições, 2024.
LINK AQUI: Políticas linguísticas educacionais em contextos africanos
SEVERO, Cristine Gorski; MAKONI, Sinfree. B. . Políticas Linguísticas Brasil-África: Por uma perspectiva crítica. Florianópolis: Insular, 2015.
LINK AQUI: Políticas Linguísticas Brasil-África: Por uma perspectiva crítica.