Aqui apresentamos trabalhos e discussões sobre as políticas linguísticas voltadas para as línguas e comunidades indígenas no Brasil. Exploramos desde os contextos coloniais e as ideologias linguísticas missionárias, até processos mais atuais de reconhecimento da diversidade linguística indígena através da institucionalização da educação intercultural indígena; dos direitos linguísticos desses povos em relação com outros direitos, como à vida, à terra e aos costumes; das políticas de cooficialização municipal de línguas indígenas no Brasil após os anos 2000; das políticas de patrimonialização da diversidade linguística indígena; do papel do protagonismo indígena nos movimentos e militâncias envolvendo as línguas indígenas; do papel da esfera internacional de valorização das línguas indígenas, a exemplo da Década das Línguas Indígenas (UNESCO; 2022-2032); além das iniciativas de lideranças locais, regionais e nacionais na promoção de redes de comunicação, valorização e uso dessas línguas. Também abordamos as perspectivas indígenas sobre as línguas como contribuições centrais para as epistemologias do Sul Global.

Trabalhos publicados:

SEVERO, Cristine G.; BRINGMANN, S. ; NASCIMENTO, M. Espaços e experiências formativas de professores indígenas no ensino superior e a questão linguística. PERSPECTIVA, v. 41, p. 1-18, 2023.

OLIVEIRA, B. ; SAGICA, V. ; SEVERO, C. G. Dos sentidos de vitalidade: revisando o Atlas das línguas em perigo (Unesco) à luz de experiências indígenas locais. Cadernos de Linguística, 2023.

OLIVEIRA, B. ; SEVERO, C. G. Protagonismo Indígena e Pedagogia Intercultural: um estudo de caso envolvendo a Semana Cultural Tekoá Marangatu Mbyá Guarani. Revista INFOSUR, v. 2, p. 6-34, 2023.

OLIVEIRA, B. Hoje, Como Sempre, Um Dia De Luta. Percursos Linguísticos (UFES), v. 13, p. 117-134, 2023.

SEVERO, Cristine G.; OLIVEIRA, B. Línguas indígenas e as políticas públicas do Brasil. In: Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo; Ana Suelly Arruda Câmara Cabral; Andérbio Márcio Silva Martins; Marcos Lúcio de Sousa Góis. (Org.). Políticas Linguísticas E As Línguas Indígenas Brasileiras. Campinas: Pontes, 2022, p. 31-53.

SAGICA, V.; OLIVEIRA, B. Plurilinguismo e pluridiscursividade: caminhos decoloniais para a educação escolar indígena. WORKING PAPERS EM LINGUÍSTICA (ONLINE), v. 23, p. 82-102, 2022.

SAGICA, Vanessa. A resistência das minorias linguísticas: Makuxi Maimu “Nossa língua é nossa gente”. Revista Antígona, v. 1, p. 39-57, 2021.

PINHEIRO BARROS, C.; SAGICA, Vanessa. Entre as (re)existências da cura xamânica na região amazônica e o cientificismo colonial: Um olhar discursivo sobre o silenciamento vivenciado pelos povos originários. PerCursos, v. 22, n. 48, p. 261-283, 2021.

SEVERO, Cristine G.; MAKONI, Sinfree. B. Can Southern Epistemological and Indigenous Ontological Orientations to Applied Linguistics challenge its Ethnocentrism? In Clare Cunningham; Christopher Hall (Eds.) Vulnerabilities, Challenges and Risks in Applied Linguistics. Bristol: Multilingual Matters, 2021, p. 15-30.

SEVERO, Cristine Gorski; MAKONI, Sinfree. B. Integrationism and the Global South: Songs as Epistemic and Ontological Frameworks in Language Studies. In: Sinfree Makoni; Deryn P. Verity; Anna Kaiper-Marquez. (Org.). Integrational Linguistics and Philosophy of Language in the Global South. Abingdon: Routledge, 2021, v. 1, p. 70-90.

OLIVEIRA, Beatriz. Políticas de Tradução e Interpretação no Contexto Indígena: estudo de caso em uma escola guarani. Revista Brasileira de Línguas Indígenas, v. 3, p. 11-27, 2020.

OLIVEIRA, Beatriz; SEVERO, Cristine G. Educação escolar indígena e o papel do intérprete guarani-português: por uma perspectiva crítica. Travessias Interativas, v. 10, p. 14-31, 2020.

OLIVEIRA, Beatriz. Educação intercultural indígena e formação de professores: uma busca por autonomia. Cadernos de Linguística, v. 1, p. 01-19, 2020.

SEVERO, Cristine G. Das línguas indígenas: por um olhar decolonial em políticas linguísticasRevista Digital de Políticas Lingüísticas (RDPL), v. 11, 2019, p. 143-158.